A videolaparoscopia é um procedimento cirúrgico, realizado sob anestesia geral, em que insere uma câmera de vídeo e instrumentos de trabalho através de pequenas incisões na região abdominal do paciente. É uma técnica relativamente recente – no Brasil foi introduzida em São Paulo em 1990

Inicialmente restrita a procedimentos gerais como colecistectomias(retirada da vesícula biliar), a videolaparoscopia tem ganhado cada vez mais espaço na cirurgia oncológica. Cirurgias mais complexas como colectomias, hepatectomias, gastrectomias, histerectomias, linfadenectomias, entre outras, estão sendo realizadas com sucesso e com resultados oncológicos semelhantes à cirurgia convencional (aberta).

Benefícios em relação a cirurgia convencional (Laparotomia):

  • Recuperação pós operatória mais rápida, devido a menor dor e menor índice de infecção de ferida cirúrgica, possibilitando um retorno mais rápido às suas atividades de rotina.
  • Segurança, visto que são utilizados equipamentos avançados como câmeras de alta resolução, que aumentam em até 20 vezes a imagem da região a ser operada. Melhor resultado cosmético, com cicatrizes menores.