O movimento outubro rosa foi criado com o propósito de conscientizar e alertar as pessoas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do tipo mais comum de câncer no sexo feminino, tirando o câncer de pele não melanoma. O INCA recomenda o rastreamento do câncer de mama através do exame físico anual a partir 40 anos e Mamografia bianual entre os 50 e 69 anos. Os fatores de risco (condições e problemas que aumentam as chances de uma pessoa de desenvolver a doença) são:

Idade entre 50-69 anos, história familiar, mutações genéticas (BRCA1 e BRCA2; P53), nuliparidade; idade tardia da 1º gestação, Mamas densas, álcool, obesidade na menopausa, menarca precoce; menopausa tardia. O INCA recomenda o rastreamento do câncer de mama através do exame físico anual a partir 40 anos e Mamografia bianual entre os 50 e 69 anos.

Em grupos de risco (História familiar importante, mutações genéticas), o exame clínico da mama e mamografia iniciam a partir dos 35 anos. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda mamografia e exame físico anuais a partir dos 40 anos. A ecografia mamária, exame bastante requisitado, não se mostrou efetivo em reduzir a mortalidade do cancer de mama.